Festival Aqui ao Lado 2018
A primeira edição, em 2018, o festival estendeu-se por quatro sessões: 1 de Julho, 29 de Julho, 26 de Agosto e 30 de Setembro. Todas as sessões decorreram no espaço do Teatroesfera, com bilheteira.
A receita obtida com a bilheteira, nestas quatro sessões, reverteu na sua totalidade para todos os artistas que participaram no Festival e o pagamento da utilização das instalações ao Teatroesfera.
Este evento contou com o apoio institucional da União de Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.
Nesta edição o nosso programa apresentou: grupos musicais, dança, teatro, exposições, projecções de curtas-metragens e workshops.
Participaram nesta edição 79 artistas e estiveram presentes cerca de 400 espectadores.
Musicalmente contamos com grupos de Rock, Pop, Hip-Hip, Jazz Electrónico, Fado, Grupo de Musica de Câmara.
Tivemos quatro exposições de quatro artistas diferentes com as residência de um mês no foyer do Teatroesfera, cada uma inauguradas em cada sessão do Festival.
Contámos com cada sessão com um grupo de voluntários em média de 10 elemento.
Cartaz 2018
ENQUADRAMENTO
A Narrativa Aleatória nasceu da vontade de um grupo informal de jovens desenvolver no seio da sua comunidade uma cultura de valorização da educação, das artes e do bem-estar social comum. Essa vontade resultou na criação do Festival Aqui ao Lado, em 2018. A 22 de fevereiro de 2019 é fundada a Narrativa Aleatória – Associação Cultural, uma associação cultural e juvenil, reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Atualmente, a Narrativa Aleatória – Associação Cultural já não é considerada uma associação juvenil, estando no processo para ser tornar numa associação de caráter juvenil.
Com sede na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, concelho de Sintra, a Narrativa Aleatória pretende promover e realizar iniciativas direcionadas para o desenvolvimento educativo, social, desportivo, artístico e cultural das comunidades com as quais interage.
EIXOS DE INTERVENÇÃO
Tendo em conta a natureza das atividades desenvolvidas pela Narrativa Aleatória são identificados dois eixos principais de intervenção:
A Narrativa Aleatória atua principalmente sobre estas áreas, procurando estabelecer uma relação mais próxima entre as pessoas da sua comunidade, a cultura e as suas diferentes manifestações artísticas. A Narrativa Aleatória pretende criar um diálogo com o contexto onde se insere e com as pessoas que fazem parte do mesmo. Dentro do eixo social, realça-se as dimensões pedagógica e comunitária das atividades desenvolvidas, que procuram ensinar através da partilha de diferentes experiências, do contacto com diferentes realidades e da abordagem de temáticas relevantes à discussão. Para além disso, é dada especial atenção às camadas mais jovens da população, por terem um papel fundamental na forma como a sociedade se desenvolve.
ARTE e CULTURA
SOCIAL
OBJETIVOS
Valorizar e dinamizar espaços da comunidade
Fomentar o pensamento crítico
Fomentar a criação e o desenvolvimento do pensamento artístico
Fomentar a educação cultural e artística
Apoiar a criação
Chegar a novos públicos
Apoiar a integração comunitária e juvenil
Incentivar a participação da comunidade
Desenvolver uma consciência comunitária
ESTRATÉGIAS
CICLOS de CONVERSA | OFICINAS
FESTIVAIS | INSTALAÇÕES | CRIAÇÕES ARTÍSTICAS
SESSÕES de CINEMA
ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS
DOCUMENTÁRIOS | COBERTURA DE EVENTOS