Festival Aqui ao Lado 2018
A primeira edição, em 2018, o festival estendeu-se por quatro sessões: 1 de Julho, 29 de Julho, 26 de Agosto e 30 de Setembro. Todas as sessões decorreram no espaço do Teatroesfera, com bilheteira.
A receita obtida com a bilheteira, nestas quatro sessões, reverteu na sua totalidade para todos os artistas que participaram no Festival e o pagamento da utilização das instalações ao Teatroesfera.
Este evento contou com o apoio institucional da União de Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.
Nesta edição o nosso programa apresentou: grupos musicais, dança, teatro, exposições, projecções de curtas-metragens e workshops.
Participaram nesta edição 79 artistas e estiveram presentes cerca de 400 espectadores.
Musicalmente contamos com grupos de Rock, Pop, Hip-Hip, Jazz Electrónico, Fado, Grupo de Musica de Câmara.
Tivemos quatro exposições de quatro artistas diferentes com as residência de um mês no foyer do Teatroesfera, cada uma inauguradas em cada sessão do Festival.
Contámos com cada sessão com um grupo de voluntários em média de 10 elemento.
Cartaz 2018

Apresentação
A Narrativa Aleatória é uma associação cultural e juvenil sem fins lucrativos criada em 2019 e reconhecida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
Nasceu da iniciativa de um grupo de jovens interessados em desenvolver no seio da sua comunidade uma cultura de valorização da educação, das artes e do bem-estar social comum.
Com sede no concelho de Sintra, pretende, promover e realizar iniciativas direccionadas para o desenvolvimento educativo, social, desportivo, artístico e cultural das comunidades com as quais interage.
Origem
A Narrativa Aleatória foi fundada a 22 de Fevereiro de 2019, por João Borges e Diogo Tomás.
A formação desta associação resultou de um grupo informal de jovens, com interesse na área da cultura das artes, que se uniu com o intuito de realizar o Festival Aqui ao Lado, em 2018, no concelho de Sintra.
Visão e Missão
Visão
A visão da associação passa por desenvolver actividades culturais e educacionais que respondam às necessidades comunitárias identificadas pelos membros da associação, pelos profissionais que desenvolvem diariamente um trabalho directo com a comunidade, e pela própria comunidade.
Os principais eixos de intervenção da associação são o apoio à criação e educação artística, a criação, valorização e dinamização de espaços culturais no seio da comunidade, o desenvolvimento de novos públicos, e o apoio à integração comunitária e juvenil.
Missão
A Narrativa Aleatória – Associação Cultural define-se como uma entidade criadora e dinamizadora de conteúdos culturais, artísticos e educacionais. Promovendo acções culturais, artísticas e educacionais que têm como base valores que se apresentam como pilares da organização, prestando assim, um serviço nutrido de dedicação, criatividade e responsabilidade, à comunidade.
Valores
Igualdade: todos devem ter acesso à cultura e à educação. Como tal, a associação procura desenvolver iniciativas que permitam o acesso de todos os elementos da comunidade a estas áreas, independentemente, das suas origens e condições socioeconómicas.
Participação: defendemos que os cidadãos devem ter uma participação activa dentro da sua comunidade. Para que tal seja efectivado, acreditamos que a criação de espaços de partilha de conhecimentos e ideias (como por exemplo: colóquios, fóruns, documentários) possam apelar e estimular o desenvolvimento de uma consciência comunitária, e consequentemente, criar uma comunidade activa e zeladora dos seus interesses.
Sustentabilidade: pretende-se que as acções criadas por esta associação cultural sejam de carácter duradouro, de modo a que a comunidade possa usufruir das mesmas com a devida continuidade e regularidade. Qualquer iniciativa elaborada por esta entidade, contempla a responsabilidade de não causar danos ao património nem ao meio-ambiente.
Objectivos
• Produção de eventos culturais e artísticos;
• Criação de programas culturais nos espaços comunitários (sessões de cinema; teatro; exposições; workshops; colóquios; apresentações, etc.);
• Dinamização de actividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens;
• Produção e gestão de conteúdos audiovisuais de carácter informativo e educacional (documentários; curtas-metragens; cobertura de eventos; etc.).