top of page

ORIGEM

O Festival Aqui ao Lado teve a sua 1ª edição em 2018, fruto da iniciativa de um grupo de jovens de Massamá, e teve como objectivo principal criar um palco de oportunidades para artistas de diferentes áreas, dando espaço para a apresentação de projectos artísticos em diferentes fases de criação. Deu-se a criação de um espaço onde jovens artistas podem testar conteúdo, criar portfólio, ganhar conhecimento e experiência artística, seja através do contacto próximo com outros artistas, seja através da exposição público dos seus projetos. 

O Festival Aqui ao Lado foi criado em torno da arte, da educação e da comunidade, nunca esquecendo o parâmetro da sustentabilidade. Para além dos artistas, as atividades contaram com a presença de moradores, colaboradores, voluntários, estagiários e associações do concelho de Sintra.

CONCEITO

O Festival Aqui ao Lado é um evento anual de cariz cultural e educacional assente em três pilares fundamentais:

O Festival Aqui ao Lado é um festival feito para a comunidade, criando espaços que contribuem para a educação cultural, para o entretenimento, para o bem-estar e integração da população e para a mostra de obras artísticas diversas.

Pretende disponibilizar à população conteúdos artísticos e culturais diversificados, produzidos e desenvolvidos principalmente no seio da comunidade local e arredores, contemplando CONCERTOS, TEATRO, DANÇA, CINEMA, ARTES PLÁSTICAS, WORKSHOPS, OFICINAS, INSTALAÇÕES, STREET FOOD e ARTESANATO, e MUITO MAIS.

Em termos de espaços, o Festival Aqui ao Lado contempla um Palco Principal, um Anfiteatro, uma Feira de Artesanato Sustentável, Street Food e um espaço de Oficinas. O Festival Aqui ao Lado realiza-se ao ar livre, no Parque Urbano da Quinta das Flores, em Massamá e os espaços do festival vão se adaptando às próprias caraterísticas do espaço natural e às necessidades das novas edições.

DIFUSÃO e EDUCAÇÃO CULTURAL

COMUNIDADE

SUSTENTATBILIDADE

Organização e Produção

O Festival Aqui ao Lado é da organização e da produção da Narrativa Aleatória - Associação Cultural.

A Narrativa Aleatória – Associação Cultural é uma associação cultural e juvenil sem fins lucrativos criada em 2019.

Nasceu da iniciativa de um grupo de jovens interessados em desenvolver no seio da sua comunidade uma cultura de valorização da educação, das artes e do bem-estar social comum. Com sede no concelho de Sintra, pretende promover e realizar iniciativas direcionadas para o desenvolvimento educativo, social, desportivo, artístico e cultural das comunidades com as quais interage.

Co-organização

Logo CMS.png

Apoios

Negro.png
Sem título-2.png
logos-03.png
bottom of page