Fb_banner_XX.jpg

O Festival Aqui Ao Lado é uma actividade iniciada em 2018, por um grupo de amigos de Massamá. Com o objectivo principal de criar um palco de oportunidades para artistas de diferentes áreas, dando espaço para a apresentação de projectos artísticos em fase de criação, ou não. Podendo assim, oferecer um espaço para estes testarem conteúdo, criarem portefólio e ganhar conhecimento e experiência na área, seja com outros artista do meio ou com a experiência de expor o seu próprio projecto em público.

A temática do festival gira em torno da arte, da educação e da comunidade, sempre com um cuidado ambiental. Para além dos artistas, as actividades contam com a presença de moradores, colaboradores, voluntários, estagiários e associações do concelho de Sintra. O desenvolvimento do espírito de comunidade, fraternidade e solidariedade são parte dos alicerces deste festival.


O segundo pilar fundamental do Festival consiste na criação de um espaço com entrada gratuita para a comunidade, podendo assim, oferecer uma estrutura que tem como finalidade principal a educação artística comunitária. Com isto, criamos a oportunidade de todos poderem estar próximos de cultura.

Este projecto recebe durante vários dias artistas e formadores de diferentes áreas: música, teatro, artes plásticas e cinema. Os artistas participantes são seleccionados depois de responderam ao Open Call que é lançado nos meses antecedentes à data do festival.

Abrimos portas a todas as áreas artísticas, não deixamos nenhuma vertente artística sem espaço de exposição neste Festival. Para tal, o espaço do festival contempla um palco principal, um secundário, um anfiteatro, uma feira, street food e ateliers, onde são construídos espaços para instalar exposições de artistas.

O palco principal é o espaço dos concertos, grandes companhias e workshops de relaxamento. No palco secundário é onde podemos encontrar companhias de teatro, workshops de dança, palestras e oficinas. O anfiteatro é um espaço dedicado ao cinema ao ar livre e colóquios. A feira é composta por artesanato oriundos de todo o pais.

As acções de formação artística entram na programação deste festival como forma de complemento e como resposta imediata à vontade de saber mais sobre uma determinada vertente artística, que é exposta durante o festival, manifestada pelos participantes. No período da manhã realizamos pequenos workshops de introdução às diferentes áreas artísticas. As sessões decorrem no relvado do jardim e consistem essencialmente em pôr em prática algumas técnicas básicas inerentes a cada área artística, como por exemplo, a dança, a pintura, teatro, entre outros.

A primeira edição, em 2018, o festival estendeu-se por quatro sessões: 1 de Julho, 29 de Julho, 26 de Agosto e 30 de Setembro. Todas as sessões decorreram no espaço do Teatroesfera, com bilheteira.

A receita obtida com a bilheteira, nestas quatro sessões, reverteu na sua totalidade para todos os artistas que participaram no Festival e o pagamento da utilização das instalações ao Teatroesfera.

Este evento contou com o apoio institucional da União de Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.

Nesta edição o nosso programa apresentou: grupos musicais, dança, teatro, exposições, projecções de curtas-metragens e workshops.

Participaram nesta edição 79 artistas e estiveram presentes cerca de 400 espectadores.

A segunda edição, em 2019,  decorreu nos dias 5, 6 e 7 de julho no Jardim das Quinta das Flores em Massamá (entrada livre) e no Tetroesfera (com bilheteira).

Tivemos a participação de grupos musicais, de teatro, exposições, workshops, cinema, apresentações de livros, uma feira de artesanato, street food, espectáculos de rua e stand up comedy.

O tema do Festival foi "A comunidade". Nesse sentido, criámos espaços para grupos formais do nosso concelho com actividades activas na nossa comunidade, com o objectivo de darem a conhecer os seus projectos, como a Growup, Youth Coop, Grupo de Moradores de Massamá e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.

O Festival Aqui ao Lado 2019 contou: com a participação de mais de 90 artistas, mais de 80% dos mesmos são jovens; um equipa de voluntários de 20 elementos; 17 estagiários da EPRPS (Escola do Património);  e com a presença de mais de 3500 espectadores.

Destacamos ainda o acolhimento feito pelo Grupo Teatroesfera e pela Escola Secundária Stuart Carvalhais no seu espaço, para a realização de algumas actividades/espectáculos do festival.

Em 2020, o Festival Aqui ao Lado foi cancelado devido à situação de pandemia mundial, Covid-19.

A terceira edição, em 2021 está prevista a 17, 18 e 19 de Setembro de 2021, no Centro Lúdico de Massamá. Será uma versão adaptada às circunstancias pandémicas em que nos encontramos.