Festival Aqui ao Lado 2018
A primeira edição, em 2018, o festival estendeu-se por quatro sessões: 1 de Julho, 29 de Julho, 26 de Agosto e 30 de Setembro. Todas as sessões decorreram no espaço do Teatroesfera, com bilheteira.
A receita obtida com a bilheteira, nestas quatro sessões, reverteu na sua totalidade para todos os artistas que participaram no Festival e o pagamento da utilização das instalações ao Teatroesfera.
Este evento contou com o apoio institucional da União de Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.
Nesta edição o nosso programa apresentou: grupos musicais, dança, teatro, exposições, projecções de curtas-metragens e workshops.
Participaram nesta edição 79 artistas e estiveram presentes cerca de 400 espectadores.
Musicalmente contamos com grupos de Rock, Pop, Hip-Hip, Jazz Electrónico, Fado, Grupo de Musica de Câmara.
Tivemos quatro exposições de quatro artistas diferentes com as residência de um mês no foyer do Teatroesfera, cada uma inauguradas em cada sessão do Festival.
Contámos com cada sessão com um grupo de voluntários em média de 10 elemento.
Cartaz 2018

ÁRVORE

O tema do festival deste ano é a Árvore, pretendendo enfatizar a necessidade de respeitarmos a natureza e a importância que a mesma tem para o meio envolvente.
O Festival Aqui ao Lado acontece no Parque Urbano Quinta das Flores, localizado na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, concelho de Sintra. Um espaço verde em meio urbano, onde se podem encontrar diversas espécies de árvores como o jacarandá, a oliveira e o salgueiro-chorão.
Os espaços verdes em meio urbano contribuem significativamente para a melhoria da qualidade dos aglomerados urbanos, promovendo um estilo de vida mais sustentável, fomentando a saúde e o bem-estar dos urbanitas. Para além disso, os espaços verdes urbanos contribuem para a estabilização do clima e arrefecimento das cidades, para a melhoria da qualidade do ar, para a redução de inundações e da poluição das águas, para a redução da poluição sonora e para a promoção da biodiversidade.
Os espaços verdes urbanos, como é o caso do Parque Urbano Quinta das Flores, são espaços fundamentais, devendo ser preservados. São ecossistemas vivos que alimentam e melhoram a qualidade de vida nas cidades.
As árvores não são somente elementos de beleza paisagística, são pequenos grandes ecossistemas que potenciam a qualidade de vida do meio ambiente.
A 5ª edição do Festival Aqui ao Lado pretende realçar a importância da preservação da natureza, de todas as pequenas grandes Árvores.
REFERÊNCIAS
Organization, W. H. (2017). Espaços Verdes Urbanos: Um manual para a ação (U. F. Pessoa, Ed.; A. V. Quintas & L. P. de Faria, Trans.). Universidade Fernando Pessoa. (Data da publicação original 2017)
Quem Somos - Plataforma de informação sobre as florestas portuguesa. (2023, Março). Florestas.pt. https://florestas.pt/quem-somos/