preludio_logojuv_PNG.png

Prelúdio

A pandemia do coronavírus. A pandemia da Covid-19. A sua denominação fica ao critério de cada um. O relevante é que este vírus já infetou milhões de pessoas por todo o mundo. Para além da saúde, outros sectores foram afetados com este surto. A economia estagnou e as consequências sociais da sua paragem foram vorazes.

 

O alarme tocou na atenção de todos nós. Continua a tocar. Nunca tínhamos visto nada assim. É novo. E o que é novo provoca desconfiança, medo, mudança.

 

As rotinas modificaram-se. É difícil acreditar que em tão pouco tempo, tanta coisa tenha mudado. Termos como: distanciamento social, máscaras, restrições, confinamento, começaram a ser habituais no léxico diário de todos nós.

 

As mudanças ocorrem. Tudo está em movimento. Manifesta-se a necessidade de ser resiliente, para que nos possamos manter equilibrados.

 

O registo deste momento insólito ficará eternamente na nossa memória. Mas o que contemplará essa memória? As dificuldades, as impossibilidades, os receios, apenas. Ou também haverá espaço para as descobertas, as oportunidades e as conquistas que emergiram durante este período?

 

Fomos ao encontro de 11 jovens residentes no concelho de Sintra que se mostraram disponíveis para partilhar um pouco da sua experiência durante o período da pandemia. Qual o impacto que este momento teve nas suas vidas? Como se adaptaram? O que ficou para trás?