Apresentação

A Narrativa Aleatória é uma associação cultural e juvenil sem fins lucrativos criada em 2019 e reconhecida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Nasceu da iniciativa de um grupo de jovens interessados em desenvolver no seio da sua comunidade uma cultura de valorização da educação, das artes e do bem-estar social comum. 

 

Com sede no concelho de Sintra, pretende, promover e realizar iniciativas direccionadas para o desenvolvimento educativo, social, desportivo, artístico e cultural das comunidades com as quais interage.

Origem

A Narrativa Aleatória foi fundada a 22 de Fevereiro de 2019, por João Borges e Diogo Tomás.

 

A formação desta associação resultou de um grupo informal de jovens, com interesse na área da cultura das artes, que se uniu com o intuito de realizar o Festival Aqui ao Lado, em 2018, no concelho de Sintra.

Visão e missão

Visão:

 

A visão da associação passa por desenvolver actividades culturais e educacionais que respondam às necessidades comunitárias identificadas pelos membros da associação, pelos profissionais que desenvolvem diariamente um trabalho directo com a comunidade, e pela própria comunidade.

 

Os principais eixos de intervenção da associação são o apoio à criação e educação artística, a criação, valorização e dinamização de espaços culturais no seio da comunidade, o desenvolvimento de novos públicos, e o apoio à integração comunitária e juvenil.

 

Missão:

 

A Narrativa Aleatória – Associação Cultural define-se como uma entidade criadora e dinamizadora de conteúdos culturais, artísticos e educacionais.

 

Promover acções culturais, artísticas e educacionais que têm como base valores que se apresentam como pilares da organização, prestando assim, um serviço nutrido de dedicação, criatividade e responsabilidade, à comunidade.

A associação desenvolve iniciativas que têm como base os seguintes valores:

Igualdade: todos devem ter acesso à cultura e à educação. Como tal, a associação procura desenvolver iniciativas que permitam o acesso de todos os elementos da comunidade a estas áreas, independentemente, das suas origens e condições socioeconómicas.

 

Participação: defendemos que os cidadãos devem ter uma participação activa dentro da sua comunidade. Para que tal seja efectivado, acreditamos que a criação de espaços de partilha de conhecimentos e ideias (como por exemplo: colóquios, fóruns, documentários) possam apelar e estimular o desenvolvimento de uma consciência comunitário, e subsequentemente, criar uma comunidade activa e zeladora dos seus interesses.

 

 

Sustentabilidade: pretende-se que as acções criadas por esta associação cultural sejam de carácter duradouro, de modo a que a comunidade posso usufruir das mesmas com a devida continuidade e regularidade. Qualquer iniciativa elaborada por esta entidade, contempla a responsabilidade de não causar danos ao património nem ao meio-ambiente.

Objectivos

• Produção de eventos culturais e artísticos;

 

• Criação de programas culturais nos espaços comunitários (sessões de cinema; teatro; exposições; workshops; colóquios; apresentações, etc.);

 

• Dinamização de actividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens;

 

• Produção e gestão de conteúdos audiovisuais de carácter informativo e educacional (documentários; curtas-metragens; cobertura de eventos; etc.).