top of page

Origem

    O Festival Aqui ao Lado teve a sua 1ª edição em 2018, fruto da iniciativa de um grupo de amigos de Massamá, e teve como objectivo principal criar um palco de oportunidades para artistas de diferentes áreas, dando espaço para a apresentação de projectos artísticos em diferentes fases de criação. Deu-se a criação de um espaço para os artistas poderem testar conteúdo, criarem portefólio, ganharem conhecimento e experiência na área, seja com outros artistas do meio ou com a experiência de expor o seu próprio projecto publicamente.

    O Festival Aqui ao Lado foi criado em torno da arte, da educação e da comunidade, nunca esquecendo o parâmetro da sustentabilidade. Para além dos artistas, as atividades contaram com a presença de moradores, colaboradores, voluntários, estagiários e associações do concelho de Sintra. O festival construiu-se em torno do espírito de comunidade, de fraternidade e de solidariedade.

Conceito

    O Festival Aqui ao Lado é um evento anual de cariz cultural e educacional assente em três pilares fundamentais:

➪Difusão e Educação Cultural

➪Comunidade

➪Sustentabilidade

    O Festival Aqui ao Lado é um festival feito para a comunidade, criando espaços que contribuem para a educação cultural, para o entretenimento, para o bem-estar e integração da população e para a mostra de obras artísticas diversas. Tem como princípio base disponibilizar à população conteúdos artísticos e culturais diversificados, produzidos e desenvolvidos principalmente no seio da comunidade local e arredores, contemplando CONCERTOS, TEATRO, DANÇA, CINEMA, ARTES PLÁSTICAS, WORKSHOPS, OFICINAS, INSTALAÇÕES, STREET FOOD e ARTESANATO, e MUITO MAIS.

    Em termos de espaços, o Festival Aqui ao Lado contempla um Palco Principal, um Anfiteatro, uma Feira de Artesanato Sustentável, Street Food e um espaço de Oficinas. O Festival Aqui ao Lado realiza-se ao ar livre, no Parque Urbano da Quinta das Flores, em Massamá e os espaços do festival vão se adaptando às próprias características do espaço natural e às necessidades das novas edições.

bottom of page